erros ao estudar para segunda fase OAB

Os 5 erros de quem estuda para a Segunda Fase da OAB

Eu sou a Professora Cristiane Dupret e preparo para o Exame de Ordem há mais de 15 anos.

Pela minha experiência, eu sei que essa é uma fase desafiadora na sua vida!

E com o intuito de te auxiliar, decidi comentar aqui os cinco erros mais comuns de quem se prepara para a Segunda Fase do Exame de Ordem.

Para entrar no grupo de whatsapp e receber conteúdos gratuitos diariamente, acesse: https://chat.whatsapp.com/DEXg2t7GuPUJPL1CheASzk

Caso o grupo já esteja lotado, pegue o link atual no stories do instagram @professoracristianedupret

Para entrar no grupo de estudo do telegram, acesse t.me/professoracrisdupret

Se tiver dúvidas sobre a inscrição nos cursos, CLIQUE AQUI para ser atendido pelo whatsapp em horário comercial

Com isso, quero contribuir com a sua preparação neste momento, auxiliar você a entender quais são esses erros, e principalmente, como não os cometer!

É evidente que o Exame de Ordem é uma grande preocupação dos bacharéis em Direito e daqueles que estão perto de concluir a graduação, pelo simples fato de que a prova é absolutamente fundamental não só para quem pretende exercer a advocacia privada, como também para o exercício de um grande número de cargos públicos, especialmente nas áreas de Advocacia Pública e de Defensoria, que costumam exigir o exercício da advocacia.

Muitas pessoas dependem dessa aprovação no Exame de Ordem para iniciar a sua carreira profissional, ou para ganhar uma promoção no escritório que já trabalha, ou para dar início a sua jornada como servidor público, enfim, são muitos os motivos de preocupação e eu entendo perfeitamente a sua aflição.

Além do mais, diante de vários relatos de pessoas que já passaram pelo exame muitas vezes e ainda não conseguiram a aprovação, é complicado manter o controle emocional quando ouvimos esses depoimentos.

Fato é que, vencer esse desafio não é uma tarefa simples. A preparação adequada exige dedicação, esforço, foco e um bom planejamento, é claro.

Hoje, quero pontuar os 5 erros mais comuns que ocorrem na preparação para a Segunda Fase do Exame de Ordem, e – o mais importante – como você pode escapar deles!

1. Não seguir um cronograma de estudo

Eu sempre digo que, uma preparação para a Segunda Fase da OAB sem planejamento é como um “tiro no pé.”

Se você começar a estudar sem seguir um cronograma de estudo, corre o risco de não estudar todos os temas que precisa, ou de não assistir todas as aulas do curso, enfim, você pode se perder e dar mais atenção a um tema específico e até menos relevante, do que outros temas que são mais cobrados na prova.

Então, um cronograma de estudo é fundamental para que você abranja em sua preparação todos os pontos importantes para a sua prova de Segunda Fase da OAB.

2. Não fazer simulados

A realização de simulados é uma das partes mais importantes da sua preparação.

Como o próprio nome indica, simular significa reproduzir as condições a que você se submeterá no dia da prova.

Portanto, faça os simulados levando em consideração o isolamento; o espaço físico; a concentração, a gestão de tempo; com o celular desligado, ou seja, todas as condições como se estivesse no dia prova.

O papel mais importante de um simulado é identificar onde você erra. Portanto, não se preocupe se não souber todas as respostas. Procure-as no seu Vade Mecum, com atenção e paciência. A hora de errar é agora!

3. Ler a teoria e não resolver questões

É claro que fazer a leitura da teoria é importante. Contudo, você precisa aliar a leitura à resolução de questões e peças de provas anteriores.

A verdade é que, o estudo da teoria, de nada adianta, se você não compreender a forma como a banca cobra aqueles conhecimentos na prova prática.

Além disso, a resolução de questões e peças de provas anteriores também vai ajudá-lo a fixar os conteúdos.

A única atenção que você deve ter nesse ponto é nas questões antigas que possam estar desatualizadas. De resto, resolve o maior número de questões e peças que você puder. Assim, você se sentira muito mais seguro para sua prova.

4. Não estudar “lei seca” e jurisprudência

Na Segunda Fase da OAB de Direito Penal temos a cobrança diversificada da banca entre os conteúdos da “lei seca”, da doutrina e dos julgados dos tribunais.

Muitos candidatos ignoram a importância de ler as leis e estudar as jurisprudências. Não seja este tipo de candidato e equilibre a sua preparação abrangendo tudo que é necessário para a sua aprovação!

Você pode incluir no seu cronograma de estudo os dias em que deve se dedicar a leitura das leis e das jurisprudências. Isso vai facilitar a sua preparação.

5. Não dar atenção ao emocional

Como falei acima, eu sei que esta é uma fase importante da sua vida. Mas, pela minha experiência, percebo que muitos candidatos e candidatas se esforçam tanto para se preparar para essa prova que chegam à exaustão física e emocional, e isto pode te derrubar no meio do caminho para alcançar a aprovação.

Você já conseguiu identificar quais são os fatores que te estressam? Quais os fatores que te relaxam? O que te faz se sentir bem e feliz?

Isso porque descuidar do próprio bem-estar físico e mental prejudica o seu desempenho cognitivo e, consequentemente, diminui as suas chances de reter o conteúdo.

Em outras palavras, quando você estuda estressada (o), por exemplo, isso vai impactar diretamente naquilo que você está aprendendo e memorizando.

Portanto, é importante que você consiga identificar quando não está bem emocionalmente, preferencialmente, antes de começar a estudar, para poder utilizar algumas técnicas, como por exemplo, ouvir uma música clássica para relaxar ou qualquer outra atividade que funcione para você como meditação, um banho quente, etc.

E aqui segue uma última dica importante: faltando um mês para a prova, foque nas suas revisões e treinos. Treine muito e todos os dias! Quanto mais treino, maior a segurança de encontrar as respostas no Vade Mecum e também maior oportunidade de revisar os mais variados temas!

É isso! Paciência e dedicação todos os dias para alcançar a “vermelhinha”!

A sua aprovação está em suas mãos!

Bons estudos!

Leia também:

 

Conheço o nosso Curso para a Segunda Fase da OAB de Direito Penal, clicando abaixo:

Especialize-se na Advocacia Criminal

Cursos com certificado emitido por Instituição de Ensino, central de dúvidas com a Professora Cristiane Dupret, Visualizações ilimitadas, aulas também por aplicativo, Novos conteúdos constantes, Modelos, Material de apoio complementar e atualização semanal na área do aluno, além de conteúdos de atualização por e-mail.

Curso de Prática na Advocacia Criminal

CLIQUE AQUI

Curso de Teses (Curso Completo de Direito Penal)

CLIQUE AQUI

Curso para a Segunda Fase da OAB em Penal

CLIQUE AQUI