O que são lawtechs e legaltechs?

A tecnologia revolucionou diversas áreas da sociedade e da economia e não seria diferente no mundo jurídico, restando ao advogado, adequar-se às novas demandas, caso não queira tornar-se obsoleto no mercado onde atua. Principalmente se o objetivo é tornar-se empreendedor, porque além dos saberes jurídicos, sempre se atualizando e oferecendo respostas antevendo mesmo as perguntas, será necessário buscar informações sobre questões relativas à gestão administrativa e financeira. E, juntamente a isso, ficar atento aos produtos e serviços tecnológicos que podem ver valiosos na sua rotina profissional, trazendo praticidade e soluções para todas, ou quase todas, tarefas e demandas, desde as mais simples às mais complexas.

Nesse contexto do exercício diário de afazeres jurídicos, surgem com grande força as startups denominadas lawtechs ou legaltechs, abreviação do termo Legal Technology, que são empresas que se utilizam da tecnologia e da inteligência artificial, desenvolvendo programas ou plataformas voltadas à otimizar o cotidiano jurídico dos advogados e dos escritórios.

De acordo com a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), criada em 2017, as lawtechs ou legaltechs voltadas ao desenvolvimento de serviços tecnológicos para o mercado jurídico, fornecem as seguintes soluções:

 

  • Analytics e Jurimetria – Plataformas de análise e compilação de dados e jurimetria. Através de pesquisa com coleta e análise de dados jurídicos, fornecendo informações sobre o entendimento dos julgados e tendências das decisões, apresentando a porcentagem de êxito em um processo com fundamento na jurisprudência.
 
  • Automação e Gestão de Documentos – Softwares de automação de documentos jurídicos e gestão do ciclo de vida de contratos e processos.
 
  • Compliance – Empresas que oferecem o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e e políticas estabelecidas para as atividades da instituição.
 
  • Conteúdo Jurídico, Educação e Consultoria – Portais de informação, legislação, notícias e demais empresas de consultoria com serviços desde segurança de informação a assessoria tributária.
 
  • Extração e monitoramento de dados públicos – Monitoramento e gestão de informações públicas como publicações, andamentos processuais, legislação e documentos cartorários.
 
  • Gestão – Escritórios e Departamentos Jurídicos – Soluções de gestão de informações para escritórios e departamentos jurídicos.
 
  • IA – Setor Público – Soluções de Inteligência Artificial para tribunais e poder público.
 
  • Redes de Profissionais – Redes de conexão entre profissionais do direito, que permitem a pessoas e empresas encontrarem advogados em todo o Brasil.
 
  • Regtech – Soluções tecnológicas para resolver problemas gerados pelas exigências de regulamentação.
 
  • Resolução de conflitos online – Empresas dedicadas à resolução online de conflitos por formas alternativas ao processo judicial como mediação, arbitragem e negociação de acordos.
 
  • Taxtech – Plataformas que oferecem tecnologias e soluções para todos os seus desafios tributários.
 
  • Civic Tech – Tecnologia para melhorar o relacionamento entre pessoas e instituições, dando mais voz para participar das decisões ou melhorar a prestação de serviços.
 
  • Real Estate Tech – Aplicação da tecnologia da informação através de plataformas voltadas ao mercado imobiliário e cartorário.
 

Com base nessas informações, o advogado empreendedor mapeando suas necessidades, poderá se valer de alguns desses produtos ou serviços oferecidos pelas lawtechs ou legaltechs ou mesmo empreender nessa área promissora e que vem crescendo no país.

 

Fontes:
<https://ab2l.org.br/radar-lawtechs>.
<https://www.aurum.com.br/blog/lawtech-e-legaltech>.<https://blog.datalawyer.com.br/empreendedorismo-juridico-descubra-as-oportunidades-e-os-desafios>.

 

Aproveite e Atualize Sua Advocacia

CURSO BLOCKCHAIN NA PRÁTICA PARA ADVOGADOS
O futuro será o Mundo da tecnologia Blockchain, em especial, os Smart Contracts Cada tema se ramifica em diversas possibilidades de produtos e serviços, inclusive para a Advocacia.