advogado estudando curso online

7 cursos online obrigatórios para advogados

Você sabe o que advogados e advogadas de sucesso têm em comum? Nunca param de estudar!

Por isso que viemos aqui te indicar 7 cursos obrigatórios que todo(a) advogado(a) deve fazer para agregar em seu desenvolvimento profissional.

Todo mundo tem ciência que a faculdade de Direito não ensina como advogar na prática. Isso é um fato notório! Você até pode ter feito o estágio obrigatório e participado do Núcleo de Prática Jurídica da faculdade, contudo, observamos que os(as) advogados(as) recém-formados(as) concluem o curso e ainda consideram que não estão preparados(as) para a prática na advocacia.

Nesse sentido, os cursos são essenciais não somente para advogados(as) em início de carreira, mas também para aqueles que já estão na estrada a algum tempo e precisam estar sempre atualizados.

Com mais de 1 milhão de advogados no mercado brasileiro, é lógico que a concorrência é grande. E a melhor forma de ter uma carreira sólida na advocacia é sendo melhor que os concorrentes, tanto intelectualmente, quanto emocionalmente.

Enfim, bons(as) advogados(as) sabem que nunca podem parar de estudar. Porém, conhecimento de qualidade não se encontra apenas nos livros, mas também em cursos online, por exemplo.

Em busca de dicas de como você deve se diferenciar em um mercado tão competitivo, vamos te indicar cursos obrigatórios para todo(a) advogado(a), independente da área que você escolheu atuar.

Vamos lá? Aqui vão os 7 cursos obrigatórios para advogados:

1 – Curso de Advocacia em tempos de crise

Este artigo está sendo escrito em junho de 2020, ou seja, em plena pandemia do COVID-19.

Mais do que nunca, o(a) advogado(a), precisa se qualificar e se atualizar para atuar diante da pandemia. Após a reabertura da Justiça, o(a) advogado(a) precisa estar conectado(a) aos julgados que vem sendo formados a respeito de diversos assuntos jurídicos.

O SeuFuturo tem um curso especial nesse aspecto que é o Curso Advogando em Tempos de Crise – Uma pandemia de informações processuais. Para saber mais, clique aqui.

2 – Curso de Gestão Jurídica

Você que quer atuar no mundo da advocacia, sendo autônomo ou ocupando um cargo de liderança em grandes escritórios, precisar estar capacitado(a) para tanto.

Não é fácil iniciar na advocacia privada ou empreender na área jurídica. E para impulsionar o seu sucesso profissional, você precisa dominar as ferramentas e técnicas para maximizar os seus resultados organizacionais.

Caso tenha interesse em se capacitar para isso, clique aqui.

3 – Curso de Marketing Jurídico

Nossos clientes são pessoas como nós! Eles também acessam as redes sociais, analisam conteúdo e verificam se o profissional que desejam contratar possui uma expressividade em sua profissão. É preciso dar publicidade ao seu conhecimento, a sua expertise na área!

Se você acredita que pode melhorar e impressionar o seu cliente, fechar bons contratos, deixamos aqui uma indicação de curso que pode te ajudar e muito: é o Curso de Marketing de Autoridade para Advogados! Os conhecimentos que você irá adquirir neste treinamento permitirão que você alcance o seu objetivo, que é ter uma carreira de sucesso!

4 - Curso de Advocacia Extrajudicial

Independente da sua área de atuação específica, é sempre bom saber atuar junto a cartórios de notas e protestos, ganhando tempo e sem grandes entraves.

Os cartórios estão no mundo para ofertar segurança jurídica, e temos a certeza de que um advogado disposto a inovar, e buscar frentes de atuação fora do Poder Judiciário, encontrará nessas entidades uma oportunidade.

Lembre-se que, no início de carreira podem surgir todo tipo de serviço e é essencial estar qualificado para tanto.

Clique aqui para saber mais e, quem sabe, se qualificar para esse tipo de atuação.

5 – Curso sobre Empreendedorismo Jurídico

Como falamos acima, hoje existem mais de 1 milhão de advogados registrados nos quadros da OAB em todo Brasil. E todos eles com conhecimento jurídico. Esse não é mais um diferencial: novos tempos exigem novas atitudes!

Principalmente em razão da concorrência, quem não inovar está com os dias contados nessa profissão.

O fato é que o advogado técnico sai da faculdade sabendo Direito, sem dominar o empreendedorismo jurídico, assim como os mais de 1 milhão de outros advogados inscritos nos quadros da OAB.

Portanto, ele precisa saber muito mais que Direito, como por exemplo, ter conhecimento financeiro, de recursos humanos, de administração, de psicologia, de marketing, enfim, um advogado moderno deve ser multidisciplinar, e um verdadeiro empreendedor jurídico!

Se quer saber mais, clique aqui.

6 – Curso de Direito Digital

A internet alterou totalmente a vida das pessoas, criando novos costumes e formas de relacionamentos interpessoais. Aplicativos, metadados, algoritmos, criptografia. Palavras complexas que passaram a ser o cotidiano das pessoas, pois diz respeito aos elementos técnicos que são os pilares desse mundo moderno, que traz uma série de desafios para os operadores de direito, que precisam aprender a atuar nessa nova realidade.

Como coletar provas digitais? Como atuar no processo eletrônico? Quais os direitos dos consumidores na Internet?

Você precisa saber responder essas perguntas para utilizar esses conhecimentos no exercício da advocacia contemporânea.

Quer estar por dentro dessas novidades? Clique aqui.

7 – Curso de Proteção de Dados e Formação de DPO

No início de carreira, é importante estar antenado nos novos nichos de mercado da advocacia.

É essencial que você queira trabalhar com algo que você sabe fazer bem, ou que possua habilidades específicas. E ao mesmo tempo, é fundamental trabalhar com um nicho de mercado da advocacia inovador e que vá gerar bons frutos.

Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados, surge um oceano azul na advocacia com o cargo de DPO (Data Protection Officer), que pode ser exercido por advogados. Outra oportunidade que surge com a LGPD é sua implementação. Hoje em dia já existem escritórios especializados em implementar a LGPD.

Se você se interessa pela área de proteção de dados, um novo nicho do mercado da advocacia que está super em alta, clique aqui.

Bom, esperamos ter contribuído com você que deseja alavancar sua carreira investindo no seu sucesso profissional através desses cursos essenciais para todo(a) advogado(a).

Recentemente, publicamos dois artigos relacionados ao tema que pode ser interessante para você: O que fazer após se formar em Direito?

Leia também: Como iniciar na Advocacia Criminal em 5 passos

Se curtiu esse conteúdo, comente abaixo e dê sugestões de temas que gostariam de ver nos próximos.

E se você quer ser um Advogado Criminalista ou já exerce a Advocacia Criminal, mas quer se aprofundar mais na prática, o SeuFuturo possui um treinamento com banco de peças, roteiros de elaboração, vídeo aulas detalhadas e amplo material complementar de apoio: o Curso de Prática na Advocacia Processual Penal.

Além disso, continuamos focados na preparação dos nossos alunos para a segunda fase da prova da OAB. Caso queira conhecer nossos cursos para a OAB, clique abaixo: