3 dicas de estudo para potencializar o aprendizado

Quer entrar no Grupo de Estudos da Professora Cristiane Dupret? Acesse o link abaixo no seu celular, após baixar o aplicativo do Telegram:

https://t.me/professoracrisdupret

Quer participar da Semana do Estudo Inteligente? Basta deixar seus dados abaixo. Assim que você se inscrever, enviarei um e-book sobre mapas mentais para o seu e-mail!

Como potencializar os estudos? Como driblar o cansaço, melhorar a concentração, manter-se motivado e conseguir assimilar melhor os conteúdos?

Eu sou a Professora Cristiane Dupret e hoje decidi trazer para você esse conteúdo sobre aprendizagem, porque além da minha formação em Direito, sou especialista em Neurociências com ênfase em Neuroaprendizagem pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ. E busquei este conhecimento técnico/científico, pois percebia muitas dificuldades durante o processo de aprendizagem das minhas alunas (os), e me especializando, poderia ajudá-las (os) com mais qualidade.

Quando falamos em aprendizagem acelerada, sempre digo aos meus alunos e alunas que não é uma promessa ou algo milagroso, na verdade é uma decorrência lógica de você utilizar as estratégias e metodologias certas para estudar e para que seu desempenho seja melhor.

Então trouxe aqui algumas das estratégias que poderão potencializar seus estudos e te auxiliar bastante na aprendizagem. Vamos lá?

1 – Invista em Autoconhecimento

Muitas pessoas desconhecem que para obter bons resultados o autoconhecimento é fundamental.

Autoconhecimento é a investigação de si mesmo, de modo que você busca o conhecimento de si e, consequentemente, o aprimoramento de diversos aspectos pessoais que irão refletir em diversas áreas da sua vida, como por exemplo o seu emocional e a sua aprendizagem.

No aspecto emocional, você já conseguiu identificar quais são os fatores que te estressam? Quais os fatores que te relaxam? O que te faz se sentir bem e feliz?

Isso porque descuidar do próprio bem-estar físico e mental prejudica o seu desempenho cognitivo e, consequentemente, diminui as suas chances de reter o conteúdo. Em outras palavras, quando você estuda estressada (o), por exemplo, isso vai impactar diretamente naquilo que você está aprendendo e memorizando.

Portanto, é importante que você consiga identificar quando não está bem emocionalmente, preferencialmente, antes de começar a estudar, para poder utilizar algumas técnicas, como por exemplo, ouvir uma música clássica para relaxar ou qualquer outra atividade que funcione para você como meditação, um banho quente, etc.

Com relação a aprendizagem, você precisa identificar duas coisas: Fatores de Rendimento e Estilo de Aprendizagem.

Os estilos de aprendizagem são maneiras que uma pessoa utiliza para conseguir aprender o que lhe é proposto. Tais estilos são únicos e pessoais, pois cada pessoa apresenta facilidade com um determinado estilo e dificuldade em outros.

São eles o auditivo, o visual e o cinestésico.

Resumidamente, sobre o estilo visual, o estudante tem maior facilidade de aprendizado com estímulos visuais: gráficos, tabelas, mapas mentais, listas – todos estes formatos ajudam a assimilação dos conteúdos para aqueles que se encaixam nesta categoria.

o estilo auditivo, ouvir aulas expositivas, palestras, podcasts, músicas e conversas é o que se encaixa no estilo de aprendizagem deste perfil. Além de escutar, fazer leitura em voz alta e participar de debates também é uma maneira de fixar os conteúdos estudados.

E o estilo cinestésico é um perfil que tem facilidade de aprender com a prática, por isso estímulos externos são essenciais para que os conteúdos sejam fixados. Atividades concretas, como exemplos práticos, simulações, demonstrações, dinâmicas e métodos lúdicos como a gamificação são estratégias preferenciais para estes indivíduos, que tendem a valorizar mais suas experiências próprias.

É essencial que você descubra qual é o seu estilo de aprendizagem preponderante. Para descobrir o seu estilo de aprendizagem clique aqui.

Outra coisa importante é, você identificar quais são os aspectos que geram para você um bom rendimento, como por exemplo, horário de estudo. Alguns rendem mais na parte da manhã, quando estão mais dispostos e descansados. Porém, não funciona assim para todas as pessoas. Alguns rendem mais na parte da tarde ou na parte da noite.

Assim como tem pessoas que rendem mais depois de praticar atividade física.

Então, é muito importante que você identifique o que faz você render!

O que estou falando aqui não é achismo. É tudo cientificamente comprovado!

É um exercício bastante introspectivo, considerando que somente você consegue observar seus próprios estados mentais e ter consciência deles.

Antes de entender como você vai estudar, você deve entender você mesmo, ou seja, quem você é, onde você está, onde quer chegar. Isso faz toda diferença!

Este é um assunto extenso e, realmente, não tinha a intenção de esgotá-lo aqui. Em uma outra oportunidade, podemos aprofundar. Comente abaixo caso você tenha interesse neste tema!

2 – Pratique atividades físicas

Pessoal, eu sei que é desafiador você pensar em atividades físicas quando tem uma pilha de materiais para estudar ou 100 aulas do curso para assistir.

Muitos podem pensar que praticar atividade física é algo supérfluo nesse momento, mas não é! Acredite!

Em um estudo coordenado por uma das maiores neurocientistas do mundo, Henriette Van Praag (Ph.D), foi constatado que os exercícios físicos melhoram a cognição – ampliando a neurogênese na região do hipocampo, área do cérebro importante para a aprendizagem e memória –, bem como a capacidade do cérebro de se adaptar e criar novas conexões (neuroplasticidade).

Em outras palavras, foi comprovado cientificamente que praticar exercícios regulares, especialmente os de natureza aeróbica – são os mais indicados – faz o cérebro funcionar melhor, já que todo o corpo fica mais saudável e bem regulado.

Além disso, praticar atividades físicas ainda é super importante para liberar o estresse da rotina, que prejudica a aprendizagem.

Portanto, quando fizer seu planejamento de estudo, insira a atividade física, pois tenho certeza de que você terá um sono melhor, renderá mais e sua qualidade de vida aumentará.

Exercite-se! Se organize para incluir essa estratégia no seu dia a dia!

Observação: Antes da prática de qualquer atividade física, realizar uma avaliação médica. As atividades devem ser sempre orientadas por um profissional de educação física. E, se possível, busque o acompanhamento de um nutricionista, pois a alimentação saudável também é primordial!

3 – Elimine as distrações

É muito simples! O aprendizado se torna lento e irregular se você divide seu foco entre diversos estímulos enquanto está estudando.

Nesse sentido, mensagens nas redes sociais, notificações do celular, ruídos que vêm da rua, pessoas que chegam para conversar, recebimento de ligações inoportunas, todas essas interrupções não-programadas têm um efeito devastador sobre o aprendizado.

É certo que, quando você não está 100% concentrado naquilo que está fazendo, nesse caso estudando, você está enviando a mensagem para o seu cérebro que aquela informação não é tão importante para você, e muito possivelmente ela será descartada.

Para otimizar os seus estudos, uma dica é buscar um local de estudos isolado e silencioso, e desligar todo o seu contato com a tecnologia. Se não é possível estudar em um lugar silencioso, você pode utilizar aqueles fones que bloqueiam todo ruído externo. Funciona bem!

Uma das estratégias para um bom rendimento é programar alguns intervalos para levantar, tomar um café, checar o celular e conversar com alguém. Nos blocos de tempo dedicados ao estudo, porém, é preciso eliminar radicalmente qualquer possível fonte de distração.

Abaixo dois mapas mentais sobre Aprendizagem acelerada. Aliás, podemos voltar aqui com esse tema super bacana que é Mapas Mentais. O que acha?
mapa mental aprendizagem
mapa mental autoconhecimento

Bom, eu tinha muito mais para falar sobre esse assunto com você. Inclusive nas minhas aulas de Aprendizagem Acelerada eu aprofundo esses temas, porque é de extrema importância para o seu processo de estudo, em qualquer área que você esteja.

Nos nossos cursos, nós, professores do SeuFuturo, ministramos as aulas de forma a atingir todos os perfis de estilo de aprendizagem! O seu aprendizado em primeiro lugar!

Se curtiu esse conteúdo, comente aqui abaixo para que eu saiba se foi produtivo para você e assim prepare novos conteúdos de Aprendizagem Acelerada!

Para saber mais sobre Direito e Processo Penal

Faça seu cadastro também no site da Professora Cristiane Dupret no endereço www.cristianedupret.com.br para se manter sempre atualizado!

Para conhecer nossos cursos para Advogados, clique abaixo:

E continuamos focados na preparação dos nossos alunos para a segunda fase da prova da OAB. Caso queira conhecer nossos cursos para a OAB, clique abaixo: